Peça de Teatro "Menina do Mar"

Foi com muito prazer que a Santa Casa da Misericórdia do Soito recebeu no seu auditório no dia 20 de Fevereiro um grupo de teatro (Contra Palco) que interpretou a “Menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andressen. Estiveram presentes algumas turmas de diversas escolas do concelho do Sabugal, crianças do Jardim de Infância do Soito e alguns utentes da Santa Casa da Misericórdia.
A história diz respeito à amizade entre um rapaz e uma Menina. Ela vive no mar, e é bailarina da "Grande Raia", uma rainha dos mares, que sobre ela mantém vigilância, não a deixando realizar o seu sonho de conhecer a terra firme, onde mora o rapaz. Além disso, a menina não consegue sobreviver longe da água, pois, fica desidratada, ainda que consiga respirar dentro e fora de água. O rapaz, com que estabelece amizade, tem o desejo de conhecer o fundo do mar. A história desenrola-se na tentativa dos dois realizarem os seus sonhos.

 

"É Carnaval ninguém leva a mal"

No dia 8 de Fevereiro, dia de Carnaval, estava planeado os utentes da Santa Casa da Misericórdia do Soito participarem no desfile de Carnaval, cujo tema era “Mundo Rural”, no entanto, dado às condições meteorológicas desse dia optou-se por anular as atividades no exterior.
Sendo assim, decidiu-se por realizar dinâmicas de grupo ao som de musica tradicional Portuguesa, o canto e citação de poemas referentes á época festiva, bem como outras atividades que proporcionaram muita animação a todos os utentes.

   

A Santa Casa da Misericórdia do Soito acorda coberta de neve

Na manhã do dia 22 e 23 de Janeiro de 2013 a Santa Casa da Misericórdia do Soito acordou vestida de branco. A deslumbrante paisagem branca ajudou os utentes a relembrar vivências antigas promovendo temas de discussão entre eles.
Aqui deixamos algumas fotografias sobre esta paisagem magnífica que os utentes presenciaram durante estes dias.

 

Festa de Natal

A Santa Casa da Misericórdia do Soito festejou a quadra Natalícia na Quinta-feira dia 20 de Dezembro de 2012. Deu-se inicio à festa com a celebração da Eucaristia pelas 18h30 na Capela da Santa Casa da Misericórdia do Soito (SCMS), contando com a presença de todos os colaboradores, membros da direção, convidados e utentes.
A festa continuou no auditório da SCMS, onde, antes de dar inicio á ceia de Natal uma das colaboradores recitou uma oração referente á epoca em questão. Seguiu-se a ceia que alimentou o coração de todos com muita diversão, alegria e amor.
As atividades que se seguiram foram animadas por um grupo de cantares do concelho do Sabugal e por pequenas peças de representação teatral onde os protagonistas foram algumas colaboradoras.
A festa foi finalizada com a presença do Pai Natal e entrega das prendas a todos aqueles que participaram com a sua presença na festa.

   

Dia de São Martinho

É no dia 11 de Novembro que o São Martinho é festejado com castanhas assadas e jeropiga, no entanto, a Santa Casa da Misericórdia do Soito celebrou este dia na segunda-feira dia 12 de Novembro preenchendo a tarde dos nossos utentes com muita animação.
A presença das crianças do Jardim de Infância foi importante para o desenrolar das atividades que foram realizadas em conjunto (atividades lúdicas e atividades musicais) com os nossos utentes.
No final, foi servido um lanche com castanhas assadas e jeropiga.

 

Dia das Bruxas

O Dia das bruxas conhecido também como Halloween, chegou mais cedo ao Lar de Idosos.
No dia 31 de Outubro os idosos da Santa Casa da Misericórdia do Soito foram surpreendidos por umas pequenas “bruxas” que vieram animar a manhã dos nossos utentes.

   

A idade não faz diferença

É com muito orgulho e satisfação que a Santa Casa da Misericórdia do Soito menciona ter
um grande número de utentes com idade superior a 80 anos que participam diariamente nas atividades desenvolvidas na instituição. Vamos destacar a Srª Emília Lemos natural da Nave e com 97 anos que participa ativamente nas atividades, incluindo a Hidroginástica que abrange vários tipos de exercícios dentro de água (aeróbicos e localizados, alongamento e relaxamento). A Srª Emília Lemos refere que não tem nenhum segredo que justifique o seu bem-estar físico e psíquico. No entanto, salienta ter tido “…uma vida muita ativa, com muito trabalho… não foi uma vida fácil!”. Talvez o segredo de “imortalidade” se baseie no ditado popular Parar é morrer. É com muito alegria, boa disposição e partilha das suas experiências de vida que nos ensina a importância de lutar e nunca desistir de nada.
Em suma, a adoção de um estilo de vida saudável e a participação ativa proporciona um envelhecimento com qualidade de vida.

 

Dia do Idoso

No dia 1 de Outubro foi realizada uma palestra no auditório da Santa Casa da Misericórdia do Soito organizada pela GNR (Guarda Nacional Republicana). Contou-se com a presença de agentes da GNR, alunos da Escola Básica do 1º Ciclo do Soito, utentes e Animadora Sociocultural da Santa Casa da Misericórdia do Soito. A palestra teve como objetivo sensibilizar os utentes para situações de burla, estimulando a interação intergeracional bem como relembrar tempos antigos relacionadas com o contrabando na raia.
A atividade iniciou-se com a apresentação de “sketch’s” pelas crianças da Escola Básica do 1º Ciclo do Soito, seguiu-se com uma apresentação da GNR relacionada com burlas e da partilha de experiências vividas por parte de alguns utentes de lar na época do contrabando. Atividade foi finalizada com a música de “Parabéns” direcionada aos idosos, uma vez que o dia festejado era o dia dos idosos. Por fim, foi oferecido um lanche aos convidados.

   

Jantar de colaboradores

A direção da Santa Casa da Misericórdia do Soito organizou um jantar convívio no dia 28 de Setembro de 2012 destinado a todos os Colaboradores de forma a inaugurar a Churrasqueira que se encontra no jardim.
Foi um jantar cheio de animação acompanhado por música popular.
No final os colaboradores tiveram o prazer de ouvir um discurso da diretora técnica, D. Maria, que agradeceu á atual direção todos os esforços feitos para alcançar os objetivos que estabeleceram no início do mandato. De seguida tomou a palavra o Sr. Provedor Rui Carrilho que agradeceu o apoio que tem tido por parte dos elementos da direção, dirigiu-se aos Colaboradores agradecendo também todo o trabalho feito por eles, no entanto, também chamou atenção para aspetos negativos que ainda falta mudar na instituição. Muitas mudanças positivas foram feitas neste mandato e acreditamos que este crescimento positivo ainda não acabou.

 

Santa Casa da Misericórdia do Soito: Festa no Lar - 101 Anos de vida de Luísa Dias Aristides

Foi com muita alegria que o Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia do Soito celebrou, ontem, dia 10 de Outubro, os 101 anos da cliente Luísa Dias Aristides. Nascida a 10 de Outubro de 1911 e, residente neste Lar, desde Agosto de 2005, tem sido o orgulho de familiares e amigos, bem como de todas as pessoas que a rodeiam, pela sua boa disposição e simpatia. Acompanha-a uma saúde física e mental de invejar, para a sua idade, é capaz de viver os seus dias com calma e tranquilidade, dá amor e recebe muito amor, mas não podemos deixar de atribuir parte destas “riquezas” ao acompanhamento de filhos, noras, netas, e bisnetos, que com muita frequência a mimam com as suas visitas, e diariamente lhe trazem umas guloseimas de que ela tanto gosta.

   

Festa de Santa Eufêmia

No dia 17 de Setembro de 2012 foi realizado um passeio até Quadrazais para saudar Santa Eufêmia. Na realização desta atividade contámos com a colaboração do Sr. Manuel Neves da Conceição (Diácono) e a participação de 24 utentes que tiveram a oportunidade de assistir á celebração da eucaristia na Capela de Santa Eufêmia.
De seguida, os participantes foram disfrutar de um delicioso almoço à beira rio côa na praia fluvial de Quadrazais. A refeição foi confecionado pelos exploradores do bar Sr. Simão e Srª. Mónica.
Para concluir a atividade, foi feita uma caminhada até á capela do Espirito Santo. Foi assim a despedida ao “Verão” com momentos de diversão diferentes fora das instalações da instituição, particularmente junto ao nosso rio Côa.

 

Festa de Nossa Senhora da Ajuda

Após convite feito pela comissão de festas de Nossa Senhora da Ajuda da Malhada Sorda em conjunto com o Centro de Bem-Estar (Lar), participaram 16 utentes no dia 5 de Setembro de 2012 na “Peregrinação de Doentes e Idosos”. Esta consistiu na Celebração da eucaristia na Capela de Nossa Senhora da Ajuda, seguido de um almoço convívio no Centro de Bem Estar Local juntamente com os outros lares convidados.
Promoveu-se assim a interação com outros lares do concelho de Almeida e do Sabugal, possibilitando a troca de experiências de vida, recordar o passado, bem como, reencontrar pessoas que não viam há muito tempo… Momentos de boa disposição preencheram o dia dos participantes.

   

74ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta


A Volta a Portugal em Bicicleta é uma corrida de longa distância, realizada por etapas, em Portugal. É considerada a maior prova do ciclismo português, tendo tido início em 1927.
No dia 15 a 26 de Agosto de 2012 foi realizada a 74ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta. Tendo sido o seu início, pela primeira vez, na cidade de Castelo Branco e acabado, pelo terceiro ano consecutivo, na capital do país, Lisboa.
A volta a Portugal foi composta por 10 etapas, em que a 7ª etapa realizada no dia 23 de Agosto, ligou Gouveia ao Sabugal numa distância de 185 quilómetros e 300 metros. Nessa etapa, uma das localidades que teve o prazer de ver os ciclistas de perto foi o Soito. Como não podia deixar de ser, uma quinzena de utentes da Santa Casa da Misericórdia do Soito foram dar apoio aos ciclistas.

 

Dia dos Avós

No dia 26 de Julho de 2012 foi celebrado na Santa Casa da Misericórdia do Soito o “Dia dos Avós”. Tendo sido seguido o seguinte programa: Confeção, pelos utentes, de uma doçaria tradicional - Bolo de canela; Visita ao Jardim de Infância/Creche onde os utentes ofereceram o bolo; Realização de jogos tradicionais. Por fim, distribuição de uma lembrança aos utentes. Este dia, possibilitou a promoção da saúde, bem-estar físico, psíquico e lazer, das relações intergeracionais bem como a socialização entre os utentes. Este dia foi memorável para todos (utentes e crianças), uma vez que, foram surpreendidos com as atividades desenvolvidas nesse dia.

   

Turismo Sénior 2012

Deu-se início à época de Turismo Sénior 2012, no dia 4 de Julho com um passeio à Praia Fluvial de Vale das Éguas. Participaram nesta atividade cerca de uma quinzena de utentes que disfrutaram de uma tarde diferente. Os objetivos desta atividade, foram o de estimular a interatividade e bom relacionamento interpessoal; promover aos participantes um momento diferente de diversão fora das instalações da instituição. Estes objetivos foram alcançados com êxito, tanto que o feedback dos participantes foi bastante positivo.

 

Atividade musical - Grupo de Cantares Toca da Moura-Caria

No dia 15 de Julho de 2012, a Santa Casa da Misericórdia do Soito teve o prazer de receber no auditório das suas instalações o Grupo de Cantares Toca da Moura-Caria.
Sendo estes, um grupo de música tradicional e popular portuguesa, da Associação Cultural e Recreativa de Caria, constituído por amadores, que dedicam um pouco do seu tempo livre à pesquisa, estudo, preparação e divulgação das melodias de outros tempos.
Proporcionaram-nos uma tarde recheada de alegria e animação, possibilitando aos utentes a interação com outras pessoas de forma a combater o isolamento bem como recordar vivências antigas.
Agradecemos a presença de todas as pessoas que vieram assistir à atividade musical.

   

CONVITE À COMUNIDADE

No proximo dia 15 de Julho a Santa Casa da Misericórdia do Soito vai receber no seu Auditório o Grupo de Cantares Toca da Moura-Caria. Convidamos toda a comunidade a comparecer nas nossas intalações a partir das 14h45 para assistir à atividade musical.

 

Grupo de música do Externato Secúndário do Soito

No dia 10 de Junho  os idosos da Santa Casa da Misericórdia do Soito receberam com entusiasmo o grupo de música do Externato Secundário
do Soito. Também a comunidade do Soito se deslocou às nossas instalações para disfrutar  de uma tarde diferente que se revelou muito
alegre.

   

Sardinhada – Festa dos Santos Populares

No dia 29 de Junho a Santa Casa da Misericórdia do Soito, realizou o tradicional almoço para comemorar os Santos Populares. Este convívio destinou-se a todos os utente, colaboradore, membros da Assembleia e membros da Direção da Santa Casa da Misericórdia do Soito. Tivemos também, o enorme prazer de ter presente o Sr. Padre António.
O programa teve início às 12:00, no Jardim da Santa Casa da Misericórdia do Soito, com um Desfile de Marchas Populares em que os protagonistas foram alguns utentes em conjunto com as crianças do Jardim-de-infância e Creche. Após este momento de animação todos se deliciaram com o almoço acompanhado de música popular. Foi um dia recheado de animação e alegria que refletiu num grande agrado por parte dos utentes, colaboradores e convidados.

 

Comunicado

A direcção da Santa Casa da Misericórdia do Soito torna publico, que a Cardiopartner, empresa experiente e com profissionais altamente qualificados, tendo como finalidade a realização de exames complementares de diagnóstico na área de cardiologia, se propõe a realizar nas instalações da Santa Casa da Misericórdia do Soito os seguintes exames:

ECG (Electrocardiograma) 15€

MAPA (Monitorização ambulatória de pressão arterial) 45€

HOLTER (Electrocardiograma de 24Horas) 45€

As marcações para estes exames serão feitas na Santa Casa da Misericórdia ou através do telefone 271601036 para os seguintes dias:

12 de Maio - Sábado
1 de Junho - Sexta
7 de Julho - Sábado
4 de Agosto - Sábado
1 de Setembro - Sábado
6 de Outubro - Sábado


Os nossos cumprimentos.

   

Pág. 3 de 4

<< Início < Anterior 1 2 3 4 Seguinte > Final >>